Total de visualizações de página

sábado, 28 de março de 2020



Trump diz para pessoas ficarem em casa após estimular que EUA volte ao trabalho

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem apresentado uma série de contradições em relação a como o país deve lidar com a pandemia do coronavírus, que, agora, estabeleceu epicentro nos EUA – com mais de 85 mil casos, a nação já é a mais infectada do mundo. Depois de Trump anunciar que o país voltaria a trabalhar em breve, os americanos passaram a receber uma carta com o nome do presidente pedindo para que todos ficassem em casa.
Na terça-feira 24, o presidente anunciou que planejava “reabrir” os EUA logo depois da Páscoa, no dia 12 de abril. “Nosso povo quer voltar ao trabalho. Eles irão praticar o distanciamento social e tudo mais, e os idosos serão cuidados com proteção e amor. Nós podemos fazer as duas coisas juntos”, escreveu Trump no Twitter, contrariando todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde para que a população, em um todo, fique em casa.
Durante a semana, porém, os americanos passaram a receber uma carta pelos correios nomeada de “Guia do Presidente Trump para o Coronavírus nos Estados Unidos”, marcada com a assinatura da Casa Branca e do Centro de Controle de Doenças (do inglês CDC). O documento, que foi divulgado pelos jornais americanos, recomenda que os jovens também fiquem em casa para não “aumentar o risco para outras pessoas”.
De acordo com as imagens divulgadas, a carta foi enviada já mais de 10 dias, em 16 de março de 2020, mas continua chegando às casas.
“Mesmo se você é jovem, ou também saudável, você está em risco e suas atividades podem aumentar o risco para outras pessoas. É necessário que você faça sua parte para diminuir a velocidade de disseminação do coronavírus”, diz o documento.
Em mais um de seus momentos contraditórios, o presidente retuitou nesta quinta-feira 26 um vídeo de uma entrevista coletiva em que ele parabenizava os americanos que estavam em isolamento social. “Ao ficarem em casa, vocês estão salvando vidas”, diz a publicação.
Em outro vídeo, Trump republica uma fala do diretor geral da Organização Mundial da Saúde, que pede por compromisso político dos líderes para que o mundo possa sair da pandemia. Na legenda da Fox News, emissora defensora do governo Trump, a legenda diz que o diretor estava pedindo pela liderança de Trump, ao qual o presidente escreveu, no Twitter: “O mundo está em guerra com um inimigo invisível. Nós iremos vencer!”.
CARTA CAPITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário