Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de maio de 2020

Pandemia: saiba o que é o ‘lockdown’ e o que muda com a medida

Muito tem se falado sobre a implantação do ‘lockdown’ como medida de contenção ao novo coronavírus.

A medida, que já foi colocada em prática em várias cidades do mundo inteiro, chega ao Brasil, onde a Covid-19 tem se alastrado de forma rápida.

Mas, afinal de contas, o que é o ‘lockdown’?

O termo ‘lockdown’ vem do inglês e significa “bloqueio total”. A medida é usada em casos de pandemia, como a do novo coronavírus, e consiste em diretrizes mais duras de isolamento, de forma obrigatória.

As restrições englobam a proibição de entrada e saída de veículos particulares nas ruas, ficando permitido apenas o tráfego de transportes de serviços essenciais, tais como: ambulâncias, veículos que transportam profissionais da saúde e da segurança pública, e caminhões que transportam alimentos, medicamentos e outras mercadorias de extrema necessidade.

Também é proibida a aglomeração em locais públicos. Além disso, há o fechamento de limites entre cidades e só é possível sair de casa para atividades essenciais, como: comprar comida, remédios e levar pessoas em hospitais ou unidades de saúde.

A medida difere do isolamento social, que tem medidas mais brandas e pode ocorrer de forma horizontal ou vertical, dependendo do decreto implantado.

Na última quinta-feira, 30 de abril, o primeiro ‘lockdown’ em municípios brasileiros foi decretado no estado do Maranhão, devido ao avanço da Covid-19.

A decisão, decretada pela Justiça maranhense, foi destinada aos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José do Ribamar, todos na Região Metropolitana da capital do estado.

Na Paraíba, já há uma especulação sobre a medida ser implantada em João Pessoa, que concentra mais da metade dos casos, e em cidades da região metropolitana da capital.

Em entrevista em uma live nesta segunda-feira, 4, o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, admitiu que o ‘lockdown’ pode ser colocado em prática em cidades do Estado.
paraibaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário