Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Comitê Científico do Consórcio Nordeste pede cancelamento do carnaval e festas particulares


                                 

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação, ontem (2), para reduzir a disseminação da Covid-19 . Entre as medidas sugeridas, está o cancelamento dos feriados de carnaval, proibição de festas privadas e shows de qualquer natureza para impedir aglomerações. As informações são do G1 PE.

Segundo o comitê, as aglomerações do feriado poderão resultar no agravamento do quadro da pandemia e consequente prolongamento do que chama de "terceira onda" da Covid no Brasil.

Da mesma forma, o órgão pede que os governos e prefeituras proíbam festas privadas de carnaval e shows, porque esses eventos "intensificariam a transmissão do vírus, como ocorreu no réveillon".

A entidade afirmou que conhece as dificuldades políticas e prejuízos econômicos de adotar a proibição, mas afirma que "o mais importante no momento é salvar vidas. E vidas não têm preço".

Segundo o comitê, após o término da pandemia, novos feriados extraordinários poderiam ser criados pelos governos para compensar a suspensão das festividades afetadas pela situação sanitária atual.

Outras medidas

O Comitê Científico também emitiu outras duas recomendações aos governos: intensificar a vacinação e manter medidas legais que obrigam o uso de máscaras, em especial em lugares fechados ou com aglomerações.

O órgão afirma que, embora cerca de 70% da população brasileira esteja com o ciclo vacinal completo, esse percentual ainda não é suficiente para assegurar estabilidade nos casos de Covid.

"Nos últimos dois meses, o ritmo de vacinação ficou mais lento, causado em parte pela falta de procura por parte da população", diz o documento.

Por isso, os governos devem intensificar campanhas para incentivar a vacinação e desmentir notícias falsas, as fake news.

Além disso, os estados precisam, segundo o documento, adotar estratégias de vacinação utilizando a rede de saúde da família do Sistema Único de Saúde (SUS), com agentes comunitários participando da busca por pacientes e ampliando postos de vacinação em locais de grande circulação de pessoas.

Por fim, o Comitê Científico pede que os gestores incentivem o uso de máscaras tipo N95 ou PFF2, que devem ser fornecidas por empresas ou setor público, para serem utilizadas em locais fechados ou com grandes aglomerações.

Esse tipo de máscara oferece quase 100% de proteção contra a Covid-19 e estudos apontam que, se as pessoas que utilizarem estiverem vacinadas, o risco de contrair a doença é ainda menor.

Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press.

Portal 96 FM


Nenhum comentário:

Postar um comentário