Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de março de 2022

Otan busca expandir sua presença no Leste Europeu, diz secretário de Estado dos EUA

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) está buscando expandir ainda mais sua presença no Leste Europeu, considerando posições mais permanentes nos Países Bálticos, disse o secretário de Estado dos Estados Unidos, Anthony Blinken, nesta segunda-feira (7).

“Continuamos a fazer isso agora, inclusive com o envio de forças adicionais, incluindo forças americanas aqui para a Lituânia, caças F-35, vários equipamentos importantes, todos sendo implantados aqui e implantados em outros Estados Bálticos”, afirmou Blinken em entrevista coletiva na capital lituana Vilnius.Ao lado do ministro das Relações Exteriores da Lituânia, Garbrielius Landsbergis, o secretário dos EUA continuou: “Ao mesmo tempo, estamos continuamente revendo dentro da Otan nossa postura de defesa, incluindo questões de extensão do desdobramento de forças, analisando questões de destacamentos mais permanentes. Tudo isso está sob revisão regular e estamos engajados com os aliados da Otan para fazer exatamente isso”, disse o representante americano.

Ele reiterou o compromisso dos EUA e aliados com o Artigo 5 da Otan, que considera que um ataque a um país é um ataque a todos.

“Se houver alguma agressão em qualquer lugar, no território da Otan contra os países da Otan, nós, os Estados Unidos, todos os nossos aliados e parceiros agiremos para defender cada centímetro do território do tratado. É bem claro e direto”, declarou Blinken.

CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário